quinta-feira, 12 de janeiro de 2017

O processo da aprendizagem



Costumo dizer que do ponto de vista neurológico, a alfabetização é praticamente um milagre. Tantas vias precisam estar íntegras, funcionando perfeitamente e se conectando com competência que é realmente um momento muito delicado da neuroevolução.

O processo de aprendizagem depende de muitas variáveis além da inteligência propriamente dita. Embora o conceito de inteligência seja algo amplo e extremamente variável, vamos considerar uma criança dentro da média para a sua idade e que mesmo assim não aprende dentro do esperado.


Vários fatores podem influenciar na aprendizagem. Aspectos emocionais, ansiedade, quadros depressivos, déficits específicos, como transtornos atencionais, entre outros. 

As dificuldade no aprendizado podem ser definidas como perturbação em um ou mais processos envolvidos na compreensão ou utilização da linguagem falada ou escrita.

As dificuldades de aprendizagem referem-se não a um único distúrbio, mas a uma ampla gama de problemas que podem afetar qualquer área do desempenho acadêmico.

A avaliação multiprofissional é a melhor forma de realizar um diagnóstico adequado destes quadros e abordá-los da melhor maneira. 


Essa abordagem não necessariamente envolve o uso de medicamentos, mas entender o que ocorre com a criança e respeitar suas dificuldades, estimulando suas potencialidades é fundamental para assegurar que elas gostem da escola e tenham uma auto-estima adequada. E, é claro, sejam felizes.


Um abraço
Dra Alessandra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dúvidas, sugestões, comentários? Me escreva!!!

Ansiedade na infância: por que nossas crianças sofrem com o amanhã?

Eu acho que a infância é, sem dúvidas, a melhor fase da vida. Onde tudo é lúdico e onde a vida ainda é mais diversão do que obrigação....