terça-feira, 10 de janeiro de 2017

O Desenvolvimento Neuropsicomotor - DNPM




Feliz 2017!! Espero que todos tenham passado as festa num clima de muita paz e harmonia. 

Vamos começar o ano falando de um termo muito usado nas consultas neurológica, que é o "DNPM"- essa sigla significa Desenvolvimento Neuro Psico Motor e compreende todas as fases do desenvolvimento de uma criança, tanto da parte motora quanto da parte cognitiva.

Os marcos do DNPM são as manifestações clínicas do processo normal de amadurecimento cerebral. Colocamos idades médias em que a aquisição da habilidade deve acontecer, mas há um tempo um pouco antes e um pouco depois onde essa aquisição ainda é considerada normal. Por exemplo, uma criança senta em média aos seis meses, mas ela pode adquirir essa habilidade entre cinco e 7meses e meio.

É importante conhecer os tempos médios das aquisições motoras e cognitivas para observar eventuais atrasos e principalmente para estimular a criança adequadamente em cada fase da vida.  
Marcos:

  • 1 a 3 meses: nesta fase o bebê começa a fixar o olhar e acompanhar objetos; sustentar a cabeça; no terceiro para o quarto mês ele já agarra chocalho e ri para suas brincadeiras.

  • 5 a 6 meses: ele agora vai se preparar para sentar; iniciar o rolar (passar de bruços para costas); levar brinquedos a boca; brincar de esconder com ele e segurar a mamadeira.

  • 8 a 9 meses: Já imita sons de palavras. Fale palavras simples como "da", "pá"; fica de pé se segurando. 

  • 9 a 10 meses: Anda segurando nos moveis; pode ou não começar a engatinhar; começa a indicar o que quer; reconhece familiares.

  • 11 meses a um ano e três meses: começa a andar sem apoio; joga bola; bebe no copinho.

  • Um a dois anos: nomeia figuras simples; copia traços, sem direção; joga a bola de cima para baixo; sobe escada, colocando os dois pés em cada degrau; corre.

  • Três anos: fala frases gramaticais (EU); diz o próprio nome completo; gagueira fisiológica; brinca de faz-de-conta; copia um círculo e traço na vertical; faz torre de oito cubos; anda para trás 3 metros, puxando um carrinho; pedala triciclos; coloca os sapatos, não faz laço. 

  • Quatro anos: vai sozinho ao vaso sanitário; controle da enurese noturna; fala frases completas; ainda troca letras; usa plural. Tem senso de humor, noção de perigo; preensão do lápis igual adulto; copia cruz; lava as mãos e ajuda no banho; agarra uma bola arremessada; sobe escada alternando os pés; compreende frio, cansaço, fome, perto, longe.  Abotoa a roupa.

  • Seis anos: copia um quadrado; desenha homem com seis partes; anda para trás colocando um pé atrás do outro (ponta do pé-calcanhar), com olhos abertos.

  • Sete anos: noção de hora, dia, mês e ano; fornece o endereço completo; descreve o que vê; copia triângulo e inicia a cópia do losango; amarra o cordão do sapato; reconhece direita e esquerda no próprio corpo; salta e bate duas palmas, antes de tocar os pés no chão; conhece as cores primárias; desenha de memória a figura humana; fica longe da mãe sem protestar. Conta histórias, fala sem trocar letras. Escolhe amigos; se veste sem ajuda.
O reconhecimento precoce dos atrasos no DNPM é fundamental para um melhor abordagem e uma melhor evolução.

Um abraço
Dra Alessandra

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